Museu Historico de Bauru

O Museu Histórico Municipal de Bauru reúne fotos, jornais, revistas, documentos, textos, peças de mobiliário, objetos, máquinas, ferramentas e equipamentos relacionados à história de Bauru.

O Museu Histórico Municipal tem como missão salvaguardar elementos do patrimônio histórico de Bauru, contribuindo para a formação da identidade comunitária e nas reflexões sobre o uso do território e desenvolvimento local.

Museu Historico de Bauru

Museu Historico de Bauru História

Em 1956, o governo do Estado de São Paulo criou vários Museus Históricos e Pedagógicos, com o objetivo de preservar a memória, personagens e fatos dos períodos Colonial e Imperial Brasileiros. Em Bauru, foi criado o Museu Histórico e Pedagógico Morgado de Matheus, com a finalidade de reconstituir a evolução da vida e obra de Dom Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão (Morgado de Matheus), como também trabalhar com o período de 1765 a 1900.

De 1956 a 1979, o Museu Histórico e Pedagógico Morgado de Matheus existiu apenas como decreto, sendo efetivado, a partir de 1º de agosto de 1979, no prédio da Antiga Estação de Tratamento de Água de Bauru, onde funcionou até 1988, sob a responsabilidade conjunta do Estado e do Município. Em 1988, a administração municipal implantou o Museu Histórico Municipal, com a preocupação de preservar o patrimônio histórico de Bauru. O Museu Histórico Municipal de Bauru foi criado pela Lei nº 860 de 18 de novembro de 1960, mas somente foi inaugurado em 28 de dezembro de 1988.

Em agosto de 1992, o Museu Histórico Municipal e o Museu Histórico e Pedagógico Morgado de Matheus foram transferidos para a casa nº 33, da Vila Noroeste, onde funcionaram até março de 1997. Em dezembro de 1997, foi assinada a municipalização do Museu Histórico e Pedagógico Morgado de Matheus, ficando assim a Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela guarda e conservação de seu acervo, que foi agregado ao Museu Histórico Municipal.





O acervo advindo do Morgado de Matheus enriqueceu o acervo já existente no Municipal, que com o tempo, foi ampliado por doações de munícipes, entidades públicas e privadas, e associações, sendo caracterizado por sua diversidade.

O Museu Histórico Municipal de Bauru dispõe de Regulamento (Decreto Municipal 8.976/2001) e de Conselho Consultivo (Decreto Municipal 11.526/2011).

Museu Historico de Bauru Acervo

O Museu Histórico Municipal de Bauru possui um acervo de jornais, com mais de 1000 encadernações, que datam de 1934 até os dias de hoje. Os documentos oficiais referentes à origem do município e sua trajetória político-administrativa somam 4000.

O acervo tridimensional conta com aproximadamente 5 mil objetos, entre coleções, obras de arte, móveis, adornos, maquetes, arte-sacra, mineralogia e numismática.

Vagas Museu Historico de Bauru – Trabalhe Conosco

O Museu Historico de Bauru disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu Historico de Bauru

  • Segunda a Sexta das 08h às 16h

Endereço e Telefone Museu Historico de Bauru

  • R. Rio Branco, 3-16 – Centro – Bauru – SP
  • Telefone: (14) 3232-4721

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário