O Museu Ferroviário Regional de Bauru é um museu regional, fundado em 26 de agosto de 1989, em Bauru, no estado de São Paulo. Ele se localiza perto da Estação Ferroviária, no centro da cidade. A instituição remonta o passado das ferrovias tanto da cidade e do estado, como de todo o Brasil.
O museu é ligado à Prefeitura Municipal de Bauru e à Secretaria da Cultura. Ele ocupa um prédio de erguido em 1903, que serviu como abrigo para escritórios da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Seu acervo é composto de pinturas, fotografias e documentos textuais, além de peças originais, entre equipamentos, ferramentas e maquetes. Devido à sua importância, é um dos mais importantes pontos turístios da cidade. Também realiza atividades culturais como treinamentos, monitorias educativas, oficinas, shows e espetáculos teatrais.
O museu também faz parte do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru e da Divisão de Pesquisa e Documentação da Secretaria da Cultura de Bauru, a qual realiza um projeto denominado “Ferrovia Para Todos”. Essa iniciativa trabalha com o intuíto de preservar todo o patrimônio ferroviário da cidade e faz passeios de Maria Fumaça, com dois quilômetros de extensão. O veículo utilizado é composto de várias partes, como a locomotiva a vapor, de 1919, o carro de passageiros, de 1943, e o carro administrativo de 1932.
Museu Ferroviário Regional de Bauru História
O Museu foi fundado em 26 de agosto de 1989 e é uma instituição pública, vinculada ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. A trajetória do Museu Ferroviário Regional de Bauru começa com a publicação da Lei nº 1445, em 11 de julho de 1969, que institui o Museu Ferroviário de Bauru como uma entidade da Prefeitura Municipal de Bauru.
Em 1986, a partir da Lei nº 2731, o nome da instituição museológica é alterado para Museu Ferroviário Regional de Bauru. Desta maneira, fica instituída sua abrangência e importância regional. Em 26 de agosto de 1989, após a estruturação de um projeto museográfico e arquitetônico, o Museu Ferroviário Regional de Bauru é fundado no antigo prédio administrativo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com o intuito de preservar e expor o material ferroviário das empresas ferroviárias Companhia Paulista – CP, Estrada de Ferro Sorocabana – EFS e Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – NOB, que atuaram na cidade. As três empresas compartilhavam o prédio da Estação Central Ferroviária, que ficava no maior entroncamento ferroviário do Brasil.
Na década de 90 o museu passa a receber visitas espontâneas e de escolas do município e da região, realizando visita mediada onde, além da atuação das empresas ferroviárias, é transmitida a história da formação do município, como se deu o conflito do europeu com o contingente aborígene “Kayngang” e de que maneira a estrutura férrea se consolidou e mais tarde, se extinguiu. Para a formação de uma coleção de relevância para a cidade e região uma campanha de doação de objetos é criada e, desta forma, o embrião da coleção museológica do Museu Ferroviário Regional de Bauru é constituído.
Nos primeiros anos de existência do museu, foram organizadas mostras, exposições, exibições de filmes e encontros de ferreomodelismo na Gare da Estação Central e no galpão da Companhia Paulista. O museu passou também por algumas mudanças estruturais ao longo dos anos para se adaptar as demandas crescentes.
Originalmente, a instituição contava com quatro salas expositivas e um auditório. Na área externa ainda não existia a Praça “Kayngang”. Alguns anos depois, após a reforma do espaço externo, o museu passou a sediar uma grande área de convivência com jardim, bancos para o público e para os alunos de escolas públicas ou privadas.
Em 2001, o Museu Ferroviário recebe mais uma grande contribuição. A composição, com uma locomotiva a vapor, na qual Getúlio Vargas se instalou em sua vinda ao município de Bauru, na Revolução de 1932. A composição foi restaurada com o intuito de proporcionar ao visitante maior contato com a história do município. Desta maneira, é oferecida ao público uma vivência patrimonial, uma vez que o percurso da visita acontece no local dos fatos, no complexo férreo.
Museu Ferroviário Regional de Bauru Acervo
O Museu Ferroviário Regional de Bauru preserva um acervo variado, com peças de maquinário ferroviário, mobiliário, indumentária, pintura, fotografia, material etnográfico, documentos textuais e exemplares relacionados à atividade ferroviária e compreende a produção das empresas férreas que atuaram no município de Bauru. O acervo abrange o recorte histórico do século XX à contemporaneidade.
Vagas Museu Ferroviário Regional de Bauru – Trabalhe Conosco
O Museu Ferroviário Regional de Bauru disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Museu Ferroviário Regional de Bauru
- Todos os dias das 09h às 17h
Endereço e Telefone Museu Ferroviário Regional de Bauru
- Rua Primeiro de Agosto, 1-36 – Bauru – SP
- Telefone: (14) 3212-8262